Páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Cauda-de-cerdas-da-costa (Petrobius maritimus)

A CLASSE DOS INSETOS
Por: Jisohde G. Posser.


              Os insetos (AO 1945: insectos) são invertebrados com exoesqueleto quitinoso, corpo dividido em três segmentos (cabeça, tóraxabdômen), três pares de patas articuladas, olhos compostos e duas antenas. Seu nome vem do latim insectum. Pertencem à classe Insecta e compõem o maior e mais largamente distribuído grupo de animais do filo Arthropoda e, consequentemente, dentre todos os animais. A ciência que se dedica a estudar os insetos é conhecida como Entomologia.

              Os insetos são o grupo de animais mais diversificado existente na Terra. Embora não haja um consenso entre os entomologistas, estima-se que existam de 5 a 10 milhões de espécies diferentes, sendo que quase 1 milhão destas espécies já foram catalogadas. Os insectos podem ser encontrados em quase todos os ecossistemas do planeta, mas só um pequeno número de espécies se adaptaram à vida nos oceanos
              Existem aproximadamente:


              Alguns grupos menores, com uma anatomia semelhante, como os colêmbolos, eram agrupados com os insectos no grupo Hexapoda, mas atualmente seguem um grupo parafilético Ellipura, tendo discussões filogenéticas relevantes no campo da biologia comparativa. Os verdadeiros insectos distinguem-se dos outros artrópodes por seremectognatas, ou seja, com as peças bucais externas e por terem onze segmentos abdominais. 
              Muitos artrópodes terrestres, como as centopeias, mil-pés, escorpiõesaranhas, como também micro artrópodes colêmbolos são muitas vezes considerados erroneamente insectos.

ORDEM: ARCHAEOGNATHA.

              Archaeognatha ou Microcoryphia é uma ordem de artrópodes pertencentes à classe Insecta. Possui aproximadamente 350 espécies.

              São insetos de tamanho pequeno, com máximo de 15 mm. Seu nome é derivado do grego archeo = primitivo + gnathos = mandíbula, em referência à mandíbula que se prendem em um único ponto de união com a cabeça. São muito parecidos com os Thysanura, porém são mais cilíndricos, com o tórax arqueado.

              Apresentam olhos compostos grandes e contíguos, ocelos quase sempre presentes. Possuem palpos maxilares grandes, com 7 segmentos. As antenas são grandes.

              O corpo é coberto de escamas. Há vesículas eversíveis no abdome, as quais absorvem água. Apresentam três cercos finos e longos, onde o filamento caudal mediano é maior que os demais. Não realizam metamorfose; para fazerem a ecdise, esses insetos precisam se cimentar ao substrato, através de seu material fecal. Não há cópula; os machos deixam o espermatóforo no solo para ser coletado por uma fêmea.

              Vivem sob folhas, rochas, troncos e madeira em decomposição. Muitos são noturnos. Alimentam-se de algas, líquens, musgos e matéria orgânica em decomposição. Quando perturbados, podem saltar a distâncias de até 30 cm.

FAMÍLIA: MACHILIDAE.

              O Machilidae são uma Família de primitivas insectos pertencentes à ordem Archaeognatha (as bristletails). Existem cerca de 250 espécies descritas em todo o mundo. Esses insetos têm asas, alongada e mais ou menos cilíndrico, com um distintivo tórax humped e coberto com minúsculas, close-montagem escalas. A cor é geralmente cinza ou marrom, às vezes estampados. Existem três "caudas" na parte de trás do abdômen: dois cercos e uma central longa epiproct. Eles têm grandes olhos compostos, muitas vezes reunidos em um ponto central. Assemelham-se a traça e a firebrat.

              Machilids não sofre praticamente nenhuma metamorfose durante seu ciclo de vida, e ambas as ninfas e adultos são geralmente imperceptíveis herbívoros e carniceiros. Muitas espécies estão restritas a costas  rochosas, mas alguns são encontrados em habitats com vegetação bem-interior. Eles podem se mover muito rápido e muitas vezes escapar pulando distâncias consideráveis ​​quando perturbado.


              Como todos Archaeognatha, seus espermatozoides tem a  transferência indiretamente de masculino para feminino. Algumas espécies podem girar fios de seda que levam a fêmea ao espermatóforo. Outras espécies podem produzir talos de seda em que se colocam as gotas de esperma, que posteriormente será coletados pelas fêmeas.

GÊNERO: PETROBIUS.


              Petrobius é um Gênero de bristletails (que tem caudas trifurcadas e serrilhadas) saltando (família Machilidae). Muitos desses insetos primitivos são restritas a costas rochosas.



ESPÉCIE: MARÍTIMUS.

Cauda-de-cerdas-da-Costa (Petrobius maritimus) - Leach, 1909.

              O Cauda-de-cerdas-da-Costa (Petrobius maritimus), ou Cauda-de-cardas-do-mar, é uma espécie de Archaeognatha encontrado em costas rochosas do Mar Mediterrâneo ao Mar do Norte.

              Os indivíduos podem crescer até 15 mm e são de cor cinza, com antenas eriçadas e longas, e uma cauda bifurcada triplamente, sendo a central longa e as duas que ficam uma de cada lado, menos compridas.

Fotos




Nenhum comentário:

Postar um comentário