CLASSE DOS INSETOS
ORDEM DOS ODONATAS
Da Família AESHNIDAE
Do Gênero: AESHNA
Libélula-cyanea (Aeshna cyanea) - Müller, 1764.
É grande, mede cerca de 70 milímetros (7 cm) de comprimento. Tem manchas verdes sobre o corpo preto, e o macho, além disso, apresenta pontos azuis no abdômen.
O adulto come os insetos capturados durante o voo. As ninfas alimentam de insetos aquáticos, girinos e peixes pequenos, abundantes na lagoa que frequentam até emergirem como adultos nos meses de julho e em agosto, após três anos de desenvolvimento.
Características
Os machos são geralmente vistos patrulhando por uma borda lagoas ou rios, onde lutam contra intrusos, colidindo com machos rivais e espiralando através do ar. As fêmeas são bastante discretas, quando elas colocam seus ovos, mas às vezes dão ponto de atritos, desde as canas. Se você olhar com cuidado, você pode encontrá-las, às vezes em oviposição (postura dos ovos) em algum musgo, canas ou madeira podre. Os machos, às vezes são muito curiosos e vem voando até você, permitindo uma visão estreita.
Ovoposição
Os ovos são colocados pelo abdômen, em vegetação apodrecida ou madeira. Os ovos eclodem na primavera, depois de ter sido colocado no verão ou no outono anterior. As larvas vivem em pequenos girinos e invertebrados. Elas surgem após 2 a 3 anos.
Fotos
Fêmea (Female)
Libélula-cyanea (Aeshna cyanea) Fêmea - Müller, 1764. |
Macho (Male)
Libélula-cyanea (Aeshna cyanea) Macho - Müller, 1764. |
...
Nenhum comentário:
Postar um comentário