Páginas

domingo, 14 de abril de 2013

Besouro-d'água (Acilius sulcatus)


A CLASSE DOS INSETOS

Da Ordem: COLEOPTERA
Da Família: DYTISCIDAE
Do Gênero: ACILIUS

Besouro-d'água (Acilius sulcatusLinnaeus, 1758.

            O Besouro-d'água (Acilius sulcatus) é uma espécie de besouro aquático que pertence a família Dytiscidae. É muito grande (de 14,4 a 18,2 mm), com variação de cor mostrado toda a sua gama. Normalmente, ele é amarelo e preto.
Distribuição geográfica
            O Besouro-d'água (Acilius sulcatus) tem uma distribuição mundial, mas é encontrado principalmente em Noroeste da Europa.

Taxonomia 
            O Besouro-d'água (Acilius sulcatus) é conhecido em toda a Europa como o besouro menor mergulho, um nome comum compartilhada com muitos aquáticos, besouros da família Dytiscidae.

Habitat 
            Em poças d'água temporárias e permanentes. O Besouro-d'água (Acilius sulcatus) mostra uma resposta generalista, para a vida habitat escolha em pântanos, lagoas, córregos, etc. Como O Besouro-d'água (Acilius sulcatus) é capaz de voar não é restrito a um único corpo de água. O Besouro-d'água (Acilius sulcatus) encontrada em corpos d'água com altos e baixos níveis de vegetação mostrando nenhuma preferência entre os dois. Eles dominam em corpos de água, sem quaisquer peixes predadores e são usados ​​como um indicador primário de presença predador.

Pressões ambientais 
            O Besouro-d'água (Acilius sulcatus) é encontrado em uma grande variedade e não é pensado para enfrentar as pressões sobre a continuidade da espécie, como tal, o besouro não foi avaliada pela IUCN Um morph único é, no entanto, reconhecido no Akfadou montanhas da Argélia, e tem o potencial de alcançar status de espécies separadas. Perda de habitat devido ao desmatamento e alopátrica separação de outras populações significa que o morph merece atenção especial. Devido às suas razoavelmente grandes de distribuição A. sulcatus números populacionais têm sido usados ​​como uma ajuda na medição da saúde ecológica de zonas úmidas.
Ciclo de vida
            O Besouro-d'água (Acilius sulcatus) é univoltina com adultos em hibernação deepe corpos de água permanentes, que não seca ou congela completamente. pares de acasalamento são encontrados tanto em primavera e outono. As fêmeas põem os seus ovos perto da água na parte inferior do material vegetal. ovos eclodem depois de cerca de uma semana. O desenvolvimento larval leva cerca de 30 dias e o desenvolvimento pupal leva mais 16 a 28 dias.

Alimentação 
            O Besouro-d'água (Acilius sulcatus) é um besouro predatória de mergulho, que se alimenta de pequenas presas invertebradas e vertebradas. As larvas preferem micro-invertebrados rapina, como Daphnia, enquanto que os adultos seleciona presas de tamanho apropriado. Conhecido por sua alta velocidade aquático O Besouro-d'água (Acilius sulcatus) e ativamente as presas em vez de usar um sentar e esperar emboscada estratégica é visto em outros artrópodesO Besouro-d'água (Acilius sulcatus) está ativo tanto de dia como de noite. As larvas vai a captura de presas de cabeça, com suas mandíbulas antes de injetar enzimas digestivas, para a digestão extra-oral. Adultos não use digestão extra-oral, em vez de usar suas peças bucais fortes para devorar as presas.

Morfologia 
            Sua cor varia ao longo O Besouro-d'água (Acilius sulcatus) de faixa e não é uma boa característica de identificação, no entanto, mostra O Besouro-d'água (Acilius sulcatus) de morfologia única, muitas estruturas é útil para a identificação. O Besouro-d'água (Acilius sulcatus) é facilmente reconhecido por seus grandes distintas pernas traseiras legs.as suas pernas traseiras são longas e com franjas com cerdas, formando um remo como forma quando se espalhar. O corpo é sempre maior do que a altura do inseto, e é aerodinâmico (sem espinhas, ou outras estruturas protuberantes quitinosos). Como em todos os besouros Dytiscidae a quilha esternal é absent.  O Besouro-d'água (Acilius sulcatus) é desajeitado em terra, mas, ele está bem adaptado para uma vida aquática e é um inseto forte. O Besouro-d'água (Acilius sulcatus) também podem ser reconhecidos por únicas estruturas reprodutivas. Os machos têm três discos de sucção ventral usadas para proteger o macho à fêmea escorregadia durante a reprodução. O apego masculino para feminino é prejudicial para a sobrevivência da fêmea como o período de acasalamento pode atrair predadores. Para evitar os custos potenciais de acasalamento (sua vida) As fêmeas mostram modificações do élitros elytra. Que é altamente sulcado por muitas cerdas suberect, tornando a ligação do sexo masculino muito mais élitros difícil. O masculino é liso, sem cerdas mostrando níveis elevados de dimorfismo sexual entre os dois sexos. A competição entre os sexos levou a uma corrida armamentista evolucionária sexual.

Estratégia defensiva 
            Os besouros aquáticos da família Dytiscidae, tem nas glândulas poses defensivas, usadas para secretar agentes repelentes e tóxicas para os vertebrados predadores. Secreções principalmente contêm esteróides sintetizados a partir do colesterol. Os esteróides secretados ato para anestesiar predadores, levando a narcose. Os esteróides produzidos variam em níveis de toxicidade, dependendo da disponibilidade de alimentos e fotoperíodoO Besouro-d'água (Acilius sulcatus) é altamente adaptado para movimento aquático e pode tornar eficaz nos da sua velocidade para escapar das ameaças. Quando testados contra outras 72 espécies comuns de água. O Besouro-d'água (Acilius sulcatus) foi demonstrado que tem a mais alta velocidade de movimento. Durante o dia O Besouro-d'água (Acilius sulcatus), em condições de baixa iluminação apresenta sinais químicos que são utilizados com  a dominante questão de evasão.

Bio-controle
            Embora não tenha sido posto em prática, os testes de laboratório mostraram que O Besouro-d'água (Acilius sulcatus) pode ser um predador altamente eficaz da larvas do mosquito. Como tal, a sua utilização como um dispositivo ambientalmente amigável bio-controle está sendo examinado. 

Fotos: 13.














Nenhum comentário:

Postar um comentário