Páginas

sexta-feira, 15 de março de 2013

Libelinha-cauda-de-garfo (Ischnura ramburii)

A CLASSE DOS INSETOS

ORDEM ODONATAS
SUBORDEM ZYGOPTERA
FAMÍLIA COENAGRIONIDAE
GÊNERO ISCHNURA

Libelinha-cauda-de-garfo (Ischnura ramburii) - Selys, 1850

Características
              Libelinha-de-cauda-de-garfo (Ischnura ramburii) é um membro da família das libelinhas Coenagrionidae. Os machos são verde com azul em segmentos abdominais 8 e 9. As Fêmeas são vermelho-alaranjado, verde oliva, ou pode ser parecido com os machos.

Habitat
              Lagoas, lagos, pântanos e riachos lentos com vegetação e luz solar são o seu habitat principal. As ninfas da Libelinha nunca vivem em água salgada, mas as ninfas da Ischnura ramburii foram observadas em águas salobras e até mesmo sulfuroso.

Acasalamento
              John Edward Lloyd qualificou o acasalamento desta espécie como "enigmático": os do sexo masculino agarra a cabeça da fêmea com os prolongamentos terminais de seu abdômen enquanto a fêmea procura e absorve o esperma com seu gonóporo  Há uma hipótese de que esta "roda" poderia ter evoluído para evitar a fuga dos fêmeas durante a cópula.

Etimologia
              Edmond de Selys Longchamps nomeou esta libelinha em homenagem a Pierre Jules Rambur, um entomologista 12 anos mais velho do que ele. A coleção de insetos Rambur, foi um dos vários que foi incorporado a de Selys.

Fotos: 17.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário