Páginas

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Libélula-migrante-do-Sul (Aeshna affinis)

CLASSE DOS INSETOS

DA ORDEM ODONATAS
DA FAMÍLIA AESHNIDAE
DO GÊNERO AESHNA

Libélula-migrante-do-Sul (Aeshna affinis) - Vander Linden, 1823.

              A libélula-migrante-do-sul (Aeshna affinis) ou Libélula-de-olhos-azuis, é uma libélula encontrada no sul da Europa e Ásia. É da Família Aeshnidae e é muito semelhante em aparência a Aeshna mixta.

Cópula
Identificação
              A libélula-migrante-do-sul (Aeshna affinis) é um pequeno Aeshna e muito semelhante à dos correspondentes Aeshna mixta com o qual é facilmente confundidas. Como o próprio nome sugere, o macho tem olhos azuis e também uma marcação azul no abdômen. Aeshna affinis falta a marca em forma de T amarelo que se encontra na parte superior do abdômen segundo segmento em Aeshna mixta. As marcas no lado do tórax são também diferentes em Aeshna affinis e Aeshna mixta. Em Aeshna affinis os lados do tórax são verde-amarela com finas linhas pretas ao longo das suturas. Em Aeshna Mixta os lados do tórax são semelhantes em cor, mas o amarelo é separado por áreas escuras castanhos por isso dá a aparência de ter duas amplas faixas amarelas

Distribuição e habitat
              A Aeshna affinis é encontrada no sul e centro da Europa e em todo o Mediterrâneo, Norte da África e do Oriente Médio e em toda a Ásia para a China. É encontrado em muitas ilhas do Mediterrâneo, incluindo Menorca, Córsega, e Sicília. Sempre que ocorre com Aeshna mixta, que tem uma distribuição mais ao norte, é menos comum. É uma espécie de migrantes e assim é encontrada no norte mais nos bons anos.

Comportamento
              Adultos surgir em maio e estão na asa até setembro. Após a emergência dos adultos imaturos se afastar da água e passar um tempo de alimentação e tornando-se sexualmente maduros. Este período vai durar de 10 dias para várias semanas. Os machos são geralmente vistos patrulhando lá em baixo, enquanto que Aeshna mixta tende a patrulhar no alto das árvores. Após a maturação a patrulha dos machos vai para as bem vegetadas lagoas e lagos que procuram fêmeas. A fêmea vai ser agarrada e o par inicia-se a copular. Depois que o esperma é transferido o macho Aeshna affinis fica com a fêmea para postura de ovos que é geralmente na vegetação. A Aeshna affinis é o único europeu Aeshna para colocar seus ovos em conjunto, a única Libélula de outros países europeus para pôr ovos em tandem é Anax Parthenope. O estágio larval geralmente dura dois anos.

Fotos: 02.

Fêmea (Female)
Libélula-migrante-do-Sul (Aeshna affinis) Fêmea - Vander Linden, 1823.
Macho (Male)
Libélula-migrante-do-Sul (Aeshna affinis) Macho - Vander Linden, 1823.

Nenhum comentário:

Postar um comentário